Residência Artística / Voltar
Aqui no site: acompanhem mês a mês o “diário de sítio” clicando logo abaixo na foto de cada residente.
Boa Leitura!!
Duração da residência: de novembro de 2014 a fevereiro de 2015.
Coordenação geral: Carmen Morais
Orientação de pesquisa in situ: Carmen Morais e Thais Ushirobira
Cinco artistas da dança estão em residência dentro do projeto Situ (Ações) desenvolvendo seus processos de criação em dança site-specific/in situ em diferentes sítios urbanos e públicos da cidade de São Paulo.
A residência tem duração de 03 meses e está prevista a apresentação de ensaio prático in situ, aberto ao público, ao fim do processo. (FEV/2015)
A proposta é que estes residentes possam criar um estudo prático no contexto site-specific tendo a sua disposição condições de reflexão e troca com a produção teórica que envolve este projeto.
Este projeto oferece espaço de trabalho (negociação e articulação com o sítio urbano selecionado), ajuda de custos e suportes técnico, teórico e prático para fomentar o processo de criação destes artistas;
Objetivos:
* Constituir uma residência artística dentro do projeto Situ (ações) a fim de identificar na prática as condições de criação da dança in situ;
* Inserir artistas no território urbano e propor modos relacionais diferentes;
* Oferecer tanto aos artistas quanto ao projeto um instrumental que converge interesses complementares –lugar de trabalho mas também um lugar de encontro temporário sobre a forma de uma residência com duração limite.
* Colocar a disposição destes artistas condições de reflexão e alimento;
* Propiciar lugar de trabalho com a chancela da FUNARTE podendo legitimar a demanda de criar para um sítio específico;
* Ensaios abertos e encontro com interlocutores do projeto como momentos que permitirão ao artista expor seu processo – seu universo criativo;
* Estimular a pesquisa e a experimentação dentro da perspectiva de criações in situ – Orientada e valorizando o processo do artista no curso do desenvolvimento de sua criação com o sítio;
* Colocar em perspectiva o desafio da dialética entre dança e espaço urbano e público.
A difusão dos projetos artísticos será feita através de uma pequena mostra (ensaio aberto) onde os artistas apresentarão ao público o andamento de suas pesquisas e reflexões.
O projeto na sua totalidade se alimentará do olhar destes artistas que viverão esta experiência in situ, mas também contribuirá compartilhando reflexões, métodos e estratégias para criação de um dispositivo coreográfico in situ.
Pretendemos que esta atividade possa também ser um formador e multiplicador da ação artística em um processo colaborativo.
Residentes
(Clique para saber mais sobre eles e acessar seus “diários de sítios”)