Currículos

CARMEN MORAIS (Coordenação Geral – criação e execução)carmen

Nascida em 1976, é paulista, artista da dança e arquiteta. Mestre pelo Departamento de Dança da Universidade Paris 8 na França (2010) onde desenvolveu a pesquisa “Arte e cidade: A dança site–specific no contexto urbano”. É especialista em Linguagens da Arte pelo Centro Universitário Maria-Antonia – USP (2008) e graduada em Dança e Movimento pela Universidade Anhembi Morumbi (2004) e em Arquitetura e Urbanismo pela mesma universidade (1999).

Na sua trajetória de formação, como dançarina, frequentou cursos e workshops com diferentes bailarinos e coreógrafos brasileiros: Zélia Monteiro, Lú Favoretto, Mariana Muniz, Tica Lemos, Alex Ratton, Gícia Amorin e Ana Galvão. E com bailarinos, coreógrafos e cias de dança internacionais como:  Hiroshi Koike (slow motion/ Japão), Cia Trisha Brown (repertório da Cia/ EUA), June Finch (Técnica Cunningham/ EUA), Xavier Le Roy e Gilles Jobin (França).

Desde 2005 orienta sua pesquisa artística, educacional e acadêmica investigando as relações entre o corpo em movimento e o espaço urbano e arquitetônico. Utilizando como interface dança e arquitetura, realizou performances nos espaços urbanos das cidades de Santos, São Paulo e Paris.

Viveu em Paris, França de 2008 a 2010 para aprofundar esta pesquisa. Coreografou para o festival “Rue de la Danse – rencontres de danse contemporaine en paysages urbains à Saint-Denis” (França-2009) e realizou performances solo para os festivais “3D” e “Desdales” (2009-2010) ambos em Paris /França.

Durante sua estada em Paris, frequentou cursos regulares de dança contemporânea no Centre National de La Danse (CND), Ménagerrie de Verre e Estudio Micadanses onde teve contato com diferentes coreógrafos como: Nina Dipla, Lola Keraly, Juha Marsalo, Alexandre de la Caffinière, Christine Kono e Dimitri Kraniotis.

Em fevereiro de 2009, fez parte do grupo de pesquisa prática em Improvisação no Espaço dirigido por Patrícia Kuypers no CND (Paris). O grupo contou com encontros regulares de 8 horas diárias em parceria com o musico Jean-Léon Pallandre pesquisando estratégias e procedimentos para improvisar com o espaço (arquitetônico e sonoro). Todas as noites o CND abria suas portas para o público onde compartilhávamos a pesquisa a partir de mostras de até duas horas de duração.

Estagiou com os coreógrafos Anne Collod e Mathias Poisson para o desenvolvimento do projeto site-specificFaire Cabane” (Fazer Cabana) dentro da programação do festival Rencontres Chorégraphiques Internationales de la Seine-Saint-Dennis (abril/2010). Este projeto teve como  “sítio” de criação o edifício da Bolsa do Trabalho do bairro de Bobigny (periferia de Paris) projetado pelo arquiteto carioca Oscar Niemeyer.

Foi artista residente da Cia à Fleur de Peau dirigida por Denise Namura e Michael Bugdahn para a criação do espetáculo “Villa” inspirado no compositor brasileiro Heitor Villa Lobos (Paris, maio e junho 2009).

Em Paralelo à sua pesquisa artística, participou do ciclo de debates sobre o tema “Arte e Espaço Público” na Universidade Paris I – Panthéon/Sorbonne (2009/2010) e do congresso “Espaços da Dança” organizado pela Bienal de Dança de Lyon/ França (2009).

De volta à São Paulo, em 2011, com o grupo Lagartixa na Janela, dirigido por Uxa Xavier, trabalhou como coordenadora site-specific e performer do projeto “Poemas Cinéticos: Cadê? Aqui? Ou Ali? Achou?” performance de dança em parques urbanos para o público infantil. Este projeto foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura (ProAC 2011) e circulou em parques da cidade de São Paulo e interior.

Ministrou em maio de 2012 a palestra “A dança in situ ou site–specific inserida no espaço urbano” no Centro Cultural São Paulo e no Departamento de Dança da Universidade Anhembi Morumbi. Neste mesmo ano foi curadora do evento “Novos Coreógrafos-Novas Criações: Site –Specific, (NC-NC: SS) do Centro Cultural São Paulo”.

Criou em 2012 o núcleo Aqui Mesmo que estabelece parcerias com artistas profissionais independentes que criam com o espaço urbano.

Mais informações:

www.carmenmorais.com

www.ruedeladanse.com

www.danse.univ-paris8.fr/diplome.php?di_id=2&sorting=AUTEUR

www.circostrada.org/IMG/file/PUBLICATIONS/Dossiers%20Stradda/circostrada6_fr.pdf (pag. 10)

 

LÍGIA RIZZO (criação e execução)foto cv

Tem 35 anos é paulista, dançarina contemporânea, mestre em “Coreografia” pela Trinity Laban Conservatory of Dance and Music – (Laban Centre – London) onde desenvolveu a pesquisa “O gesto cotidiano como veiculo para dança contemporânea” é também Bacharel e Licenciada em Dança e Movimento pela Universidade Anhembi Morumbi tendo anteriormente se formado em Ballet Clássico pelo método Royal Academy of Dancing e praticado Técnica Graham (ambos na Fama Academia de Dança, São Paulo).

Desde 2004 investiga o uso do gesto cotidiano intrínseco a dança contemporânea na interação com o publico. O primeiro fruto desse processo investigativo foi o trabalho solo “Where are you from?”, onde a dançarina expõe suas experiências com o preconceito, usando pessoas do publico para interagir nas apresentações. Este espetáculo circulou por SESCs e CEUs da cidade de São Paulo.

Mudou-se para Europa em 2005 onde praticou aulas de: Limon/Release Technique (The Place, London, UK com Akane Abe, 2006 – 2007), Chantraine com Patricia Woodall (Chantraine School of Dance, London, UK 2006 – 2007), Release Technique com Juliete Mapp e Jeremy Nelson (TILT, Milão, IT, 2007 – 2008).

Em 2008 ingressou na Trinity Laban Conservatory of Dance and Music (mestrado em coreografia) e continuou sua pesquisa sobre o uso do gesto cotidiano. Articulou esta pesquisa a um estudo detalhado sobre a questão da ‘espacialidade em dança’ e a alguns conceitos de dança site-specific  com o objetivo de pesquisar novos formatos de interação com o publico. Durante este processo teve tutores como: Tony Tatcher, Miranda Pennel, Simon Vincenzi, Daniel Larrieu e Rosemary Butcher.

Como resultado desta investigação criou “From then on…”, trabalho coreográfico-biográfico criado por Lígia e interpretado pela bailarina Mari Frogner. Este espetáculo teve destaque na crítica de Libby Costello no site da London Dance (http://londondance.com/articles/reviews/mixed-bill-at-laban-2541/), como uma criação que discute e amplia a relação entre espaço e publico, integrando este último à espacialidade da obra numa relação extremamente proximal e inusitada em relação a intérprete e  sua partitura gestual.

De volta à São Paulo, em 2011, com o grupo Lagartixa na Janela, dirigido por Uxa Xavier, atuou como performer do projeto “Poemas Cinéticos: Cadê? Aqui? Ou Ali? Achou?” performance de dança em parques urbanos para o público infantil. Este projeto foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura (ProAC 2011) e circulou em parques da cidade de São Paulo e interior.

Em 2012 integra-se ao núcleo Aqui Mesmo.

 

THAIS USHIROBIRA (Assistente coordenação – criação e execução)thais_

É artista da dança e artista-educadora. Bacharel e licenciada em Dança pela Universidade Anhembi Morumbi e bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade de São Paulo. Graduação modulada em Produção Cultural em Dança. Pós-graduada pelo curso lato sensu (aperfeiçoamento) de Dinâmicas Corporais como Expressões Terapêuticas das Faculdades SENAC e no curso Laban: Arte do Movimento, do Instituto Sedes Sapientiae.

Participou de workshops e aulas com diversos artistas: Lu Favoretto, Zélia Monteiro, Adriana Grecchi, Sonia Motta, Denise Namura, Tadashi Endo (Butô/ Japão), Claire Buisson (Transposição do corpo social/França), Ricardo Puccetti (LUME/ SP), dentre outros.

Atualmente, tem voltado sua pesquisa para a criação artística em/ para espaços não-convencionais. É co-fundadora do núcleo Aqui Mesmo, que investiga ocupações poéticas dos espaços urbanos, em proposta site-specific.

Integrante do núcleo de criação em dança contemporânea para público infantil Lagartixa na Janela, cuja pesquisa se volta à dança para crianças no espaço público. Em “Poemas Cinéticos”, projeto contemplado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura (ProAC/ 2011), o núcleo desenvolveu performance para parques urbanos e tem circulado com a mesma por SESCs da capital e interior.

Artista colaboradora do coletivo Iniciativa sOma, grupo performático que se apresenta em espaço alternativos (performances, vídeo dança, Projeto Improviso/ SESC Pinheiros). Foi performer de “Devaneios de uma nadarina”, obra idealizada por Cynthia Domenico para piscinas.

Foi intérprete criadora da Cia. de Dança e Teatro Mariana Muniz, contemplada em duas edições do Programa de Fomento à Dança da Secretaria de Cultura do Município, com os espetáculos “Parangolés” (2008), que teve versão para palco italiano e para a rua, e “Nucleares” (2009).

Com a Cia Nósláemcasa de dança contemporânea, participou de dois projetos contemplados com prêmios estímulo do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura (ProAC): Valsa Crua e Cinco.

No âmbito artístico-pedagógico, foi artista-educadora do Programa de Iniciação Artística (PIÁ) da Prefeitura de São Paulo e integrante do grupo de estudos sobre ensino da dança coordenado por Uxa Xavier. Foi coordenadora dos arte-educadores de Dança da Secretaria de Educação de Guarulhos.

Experiência como arte-educadora em dança para crianças em escolas, projetos e ONGs. Experiência no ensino da dança para público de terceira idade e adolescentes, em projetos sociais.

Pesquisadora das danças tradicionais brasileiras.