Publicações sobre dança in situ / Voltar
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Artistas da dança e interessados no tema em geral:
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Valores: R$ 35,00 livro e R$32,00 caderno.
Sobre as publicações:
1. “A dança in situ no espaço urbano”
Autora: Carmen Morais
MORAIS, C.; A dança in situ no espaço urbano. São Paulo: Lince, 2015.
A dança in situ no espaço urbano é fruto da tradução revisada da pesquisa de Mestrado realizada por Carmen Morais no Departamento de Dança da Universidade Paris 8 Saint-Denis, na França.
Parte integrante do projeto Situ (Ações) – contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna/2013 –, esta publicação propõe uma reflexão sobre a dança contemporânea inscrita no espaço urbano.
A cidade como um “espaço praticado”, compreendida para além de seus referenciais arquitetônicos e geográficos, torna-se um território propício à inscrição de proposições artísticas. A dança in situ, preocupada em se articular com um sítio específico, faz do espaço urbano um de seus terrenos a investir e o integra como um componente fundamental no processo de criação.
Dois dispositivos coreográficos singulares quanto às suas relações com o sítio urbano constituem o pivô de reflexão deste ensaio: Man Walking Down the Side of a Building (EUA, 1971), de Trisha Brown, e Aqui enquanto caminhamos (Brasil/Portugal, 2006), de Gustavo Ciríaco e Andrea Sonnberger.
Essas obras coreográficas, criadas com base em uma relação dialética com o meio urbano, se nutrem de novos métodos de composição e revelam a nós a conquista de uma maestria espacial por meio do movimento, conduzindo-nos a olhar o espaço urbano para além de nossos referenciais habituais.
2. “Situ (ações) – caderno de reflexões sobre a dança in situ“
Organização : Carmen Morais e Ana Terra
MORAIS, C.; TERRA, A. (Orgs.). Situ (ações) – caderno de reflexões sobre a dança in situ. São Paulo: Lince, 2015.
Situ (Ações) – caderno de reflexões sobre a dança in situ é uma das proposições oferecidas por Situ (Ações), projeto contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna/2013.
Da adaptação de espetáculos criados originalmente para a sala teatral a dispositivos coreográficos criados especificamente para determinado lugar, podemos observar que a dança contemporânea tem investido cada vez mais em novos espaços, sobretudo em espaços urbanos e públicos.
Nessa perspectiva, este caderno contribui com textos e reflexões produzidos por uma equipe híbrida integrada por artistas, pesquisadores e curadores de formações e culturas diversificadas (Brasil e França) que apresentam procedimentos e formas de produção e de difusão tendo como tema comum a dança in situ.
Dois encontros dão origem às reflexões que compõem este caderno: um realizado na École Supérieure des Beaux-Arts da região metropolitana de Montpellier (ESBAMA), França, entre Anne Volvey, Julie Perrin e Laurent Pichaud, em fevereiro de 2013; e outro realizado no Museu da Imagem e do Som (MIS), São Paulo, como parte da programação Dança no MIS, entre Ana Terra, Cláudia Müller e Natalia Mallo, em outubro de 2014.
O objetivo dessa publicação é trazer ao público (pesquisadores, artistas, professores, estudantes de artes e, sobretudo, de dança, e interessados em geral) a interlocução dos convidados, a fim de fazer emergir inquietações sobre o tema e dar voz aos diferentes atores envolvidos nesse tipo de prática. Pretendemos que as reflexões produzidas nos dois encontros aqui registrados possam ter alcance para além do contexto físico (São Paulo e Montpellier), disseminando o tema para outras cidades e estados do Brasil.