Programação / Voltar
No sábado, dia 14/03/2015, às 16h30 no MIS (foyer do auditório – 1º andar), haverá o coquetel de lançamento das duas publicações do Projeto Situ (ações) – contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna/2013:
- “A dança in situ no espaço urbano”
Autora: Carmen Morais
MORAIS, C.; A dança in situ no espaço urbano. São Paulo: Lince, 2015.
Esta publicação propõe uma reflexão sobre a dança contemporânea inscrita no espaço urbano. O livro é fruto da tradução revisada de uma pesquisa de Mestrado realizada por Carmen Morais no Departamento de Dança da Universidade Paris 8 Saint-Denis, na França durante os anos de 2009 e 2010 sob orientação da pesquisadora e doutora em dança Julie Perrin (livre docente da Universidade Paris 8) .
- “Situ (ações) – caderno de reflexões sobre a dança in situ”
Organização : Carmen Morais e Ana Terra
MORAIS, C.; TERRA, A. (Orgs.). Situ (ações) – caderno de reflexões sobre a dança in situ. São Paulo: Lince, 2015.
Esta publicação reúne textos de pesquisadores, artistas da dança e curadores (Brasil e França) em torno da questão da dança site-specific/in situ;
Dois encontros dão origem às reflexões que compõem este caderno: um realizado na École Supérieure des Beaux-Arts da região metropolitana de Montpellier (ESBAMA), França, entre Anne Volvey, Julie Perrin e Laurent Pichaud, em fevereiro de 2013; e outro realizado no Museu da Imagem e do Som (MIS), São Paulo, como parte da programação Dança no MIS, entre Ana Terra, Cláudia Müller e Natalia Mallo, em outubro de 2014.
Caso seja do seu interesse receber as publicações envie seu contato (nome da instituição, endereço completo e nome do responsável ) para o e-mail: nucleoaquimesmo@gmail.com
• Serão doados 150 exemplares de cada publicação para cursos de graduação em dança, centros culturais, escolas e centros de referência em dança. Instituições interessadas em receber a doação dos exemplares favor enviar contato (nome da instituição, endereço completo e nome do responsável ) para o e-mail: nucleoaquimesmo@gmail.com
• Para o lançamento, disponibilizaremos para venda 50 exemplares de cada publicação – pagamento somente em dinheiro.
-
Atividade gratuita e aberta ao público:
Apresentação dos estudos cênicos in situ
– REDE ou lugar para descansar de Livia Rios
Uma ação/rede como possibilidade de criação de uma conexão em descanso, uma rede de calmaria, na qual escutar o próprio corpo e os outros corpos é uma necessidade para compartilhar espaços.
Sítio: Canteiro central da Avenida Sumaré altura do número 1095, Perdizes, São Paulo – SP
Data: 03/02/2015 das 16h30 as 19h30
–[W]HOLE_110passos de Luiza Meira
[W]HOLE_110passos fala sobre atravessamentos, conflitos, instabilidade; fala sobre a permanência e a ruptura; fala sobre o feio, o sujo, o roto, o fétido, mas também sobre as belezas que emergem, que insistem, que persistem, que pulsam. É tensão, é fragilidade, é armadura de guerra; é escuro, é estreito, é demorado; é entre, é sob, é sub.
Sítio: Túnel sob a estação Lapa da linha 7 da CPTM com saídas para as ruas 12 de Outubro, John Harrison e William Speers
Data: 05/02/2015 das 14h as 15h
– Árvore-casa: quintal de inter[ações] in natura de Maria Clara Sá
A dança em permanente estar. Cidade no parque. Corpo na árvore. Quintal de encontros, proposições, memórias e respiros. Sonhos. Verde acolher…
Sítio: Parque da Água Branca – Avenida Francisco Matarazzo, 455 – Perdizes
Ponto de encontro na árvore figueira encostada ao parque infantil com brinquedos de madeira e lagoinha com fonte.
Data: 06/02/2015 das 10h as 15h
– [estudo para dobrar o azul] de Nina Giovelli
Tendo então o espaço e a lógica da estação que acabam por ofuscar olhares e percepções poéticas essa proposição é uma tentativa de desviar estes olhares, roubando-os por instantes para outras percepções, provocando-os ludicamente para outras possibilidades de apreensão dos acontecimentos e imagens.
Sítio: Rampas de acesso ao terminal Barra Funda – Rua Bento Teobaldo Ferraz, 119.
Data: 05/02/2015 das 11h as 12h
– CorpoAr de Pedro Penuela
Quero dançar com o ar/vento como com um outro corpo. A princípio, ser movido por cada mínima transição (vetor, mudança de direção e intensidade) do ar, e então, desdobrar essa movimentação.
Sítio: Avenida Paulista, altura do número 1713.
Data: 04/02/2015 das 18h30 as 19h30
-
Bate-papo sobre a dança in-situ/site-specific inserida no espaço urbano
Dia 14/11/2014 as 10hrs- Espaço do Núcleo
Por Carmen Morais
Através de um breve histórico da arte e da dança aborda-se questões sobre o investimento da dança fora do espaço convencional e mais propriamente neste investimento à um lugar específico.
Apresentação e análises de vídeos de companhias de dança do Brasil e da Europa com projetos de dança in situ.
-
Workshop Seleção para Residência do projeto Situ (Ações).
Dias 16- 17 e 18/10/2014- Praça da Sabesp- Ladeira da Memória e MIS
Workshop prático in situ em um sítio urbano da cidade de São Paulo.
Deste workshop serão selecionados 05 artistas para constituir uma residência artística, com o objetivo de experimentar uma criação em dança site-specific em um espaço urbano da cidade de São Paulo
Público alvo: artistas e estudantes da dança e da performance que se interessem pela criação in situ.
Inscrições até 05/10 pelo e-mail: nucleoaquimesmo@gmail.com
Seleção: Breve currículo + Carta de interesse com indicação de um sítio urbano da cidade de São
Paulo que gostaria de intervir . (imprescindível participação nos 03 dias de workshop)
Vagas: 15 vagas
Datas: 16 e 17 de outubro das 10h as 14h (local a definir) e dia 18 de outubro das 15h as 17h no
Museu da Imagem e do Som/MIS-SP.
-
Encontro sobre dança in situ/ site-specific no MIS
-
Dia 18/10/2014 ás 15hr- Museu da imagem e do som
A atividade no MIS é uma dobradura de um encontro, também integrante do projeto, realizado na França na École Supérieure des Beaux-Arts da região metropolitana de Montpellier (ESBAMA, França) entre Anne Volvey (geógrafa, especialista em artes plásticas), Julie Perrin (pesquisadora em dança) e Laurent Pichaud (coreógrafo) – em fevereiro de 2013.
No MIS, promovemo uma troca de experiências e reflexões, aberta ao público, em torno da dança site-specific com a participação de: Ana Terra ( socióloga, dançarina-coreógrafa e pesquisadora em dança) , Claudia Müller (criadora do projeto Dança em Domicílio e de projetos em dança, performance, vídeo e instalação) e Natália Mallo (compositora, performer e curadora do projeto site-specific Dança no MIS)
O objetivo foi contribuir para uma ‘tomada de consciência’ sobre as criações em dança contemporânea inscritas no espaço urbano e público dentro da perspectiva do conceito site-specific/ in situ. Pretendemos promover reflexões sobre estratégias e procedimentos a partir da configuração de uma equipe híbrida integrada por artistas, pesquisadores e curadores de formação e culturas diversificadas que compartilham deste campo em comum : a dança contemporânea inserida no espaço urbano.
Como resultado desta atividade, um caderno de artigos será produzido e publicado dentro do projeto. A proposta é que as reflexões produzidas nestes dois encontros possam ter um alcance para além do contexto físico (São Paulo e Montpellier) disseminando o tema para outras cidades e estados do Brasil.
Este caderno de artigos estará disponível para download no site do projeto e , como publicação impressa serão doados 150 exemplares para 40 cursos de graduação em Dança (número atual de âmbito nacional), centros culturais, escolas e centros de referência em dança.