Apresentação / Voltar
|entre| ladeiras é um projeto de dança in situ/ site specific/ para a Ladeira da Memória (SP) contemplado pelo Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo – ProAC/2014.
O projeto prevê a pesquisa e montagem de uma performance de dança in situ / site-specific para a Ladeira da Memória (dezembro 2014 a maio 2015).
Durante todo o processo de criação, propomos que o projeto integre um corpo coletivo de artistas da dança e de outras linguagens (cenografia, vídeo, música ) para além das integrantes do Núcleo Aqui Mesmo que se interessem pelo processo criativo em espaços urbanos e públicos. Nosso intuito é fomentar e multiplicar o “fazer artístico” em um processo colaborativo no espaço público (criando uma rede de artistas independentes permeando todo processo de criação).
Para saber quem são os artistas parceiros deste projeto clique aqui http://nucleoaquimesmo.com/artistas-parceiros/
Escolha do Sítio:
O Largo da Memória ou Ladeira da Memória – Anhangabaú – SP
A Ladeira da Memória como nosso ‘sítio específico’ tem como objetivo enfatizar seu valor simbólico, histórico, cultural e sua importância na discussão urbana atual. Há alguns anos a região central da cidade de São Paulo, onde se localiza o largo, tem estado em evidência, com propostas advindas do poder público e do movimento civil para revitalização e ocupação.
Este sítio, patrimônio tombado, é um marco histórico da cidade de São Paulo. Conhecido também como ‘Ladeira da Memória’, o Largo era ponto de confluência de moradores e parada dos viajantes para abastecimento de água, ao lado do ribeirão Anhangabaú. Sua estrutura arquitetônica formada por arcos, escadarias e topografias de níveis diferentes é envelopada por uma diversidade de azulejos portugueses – testemunho das diversas camadas de ocupação e história da cidade. Sua espacialidade, rebaixada em relação as estruturas vizinhas que o cercam, se oferece quase como uma ‘suspensão’ do fluxo da cidade, potencializando contemplações e embalando memórias.
No entanto, como diversos equipamentos e marcos do centro da cidade, tem sido um espaço abandonado e negligenciado. O crescimento da cidade ‘engoliu’ a ladeira, limitando-a a um ponto de passagem – poucos são os que sabem e reconhecem o seu valor histórico e se tornou um local desapercebido na paisagem.
A criação da performance neste sítio busca, então, revisitar e intervir de maneira poética na Ladeira da Memória. Neste sentido intentamos, através da nossa proposição artística, contribuir para ‘uma tomada de consciência’ para as potencialidades históricas, arquitetônicas, urbanísticas e, sobretudo, simbólicas e relacionais da Ladeira.
Ações do projeto:
Esse projeto, com duração total de 06 meses, é continuidade da pesquisa do Núcleo Aqui Mesmo, dentro da perspectiva de proposições em dança no espaço urbano e promove as seguintes ações:
- Montagem e pesquisa da performance |entre|ladeiras de dança in situ / site-specific para a Ladeira da Memória (de dezembro 2014 a maio 2015);
- Criação e manutenção de um blog do projeto |entre|ladeiras, compartilhando textos reflexivos, fotos e vídeos do projeto;
- 03 (três) meses de pesquisa teórico prática realizada pelas integrantes do Núcleo Aqui Mesmo na Ladeira da Memória tendo como foco: leitura ativa do sítio, decupagem do espaço, pesquisa de linguagem e desenvolvimento da estrutura coreográfica – (dezembro 2014 a fevereiro 2015);
- 01 (um) Workshop prático in situ na Ladeira da Memória para 20 bailarinos-perfomers onde as integrantes do Núcleo compartilharam estratégias e procedimentos de criação desenvolvidos durante a residência na Ladeira (primeira etapa do projeto). Neste workshop serão selecionados 05 (cinco) bailarinos-performers que participarão da montagem e apresentações da performance |entre| ladeiras. (fevereiro 2015);
- 01 (um) workshop voltado aos participantes do Projeto Fliperama – gratuito aos participantes, com 04 (quatro) horas de duração. Neste workshop, as integrantes do Núcleo Aqui Mesmo propõem uma pesquisa de caráter prático-criativo-experimental, tendo como foco a dança contemporânea inserida em espaços não convencionais e mais objetivamente a dança in situ /site-specific. Ocupando espaços múltiplos do sítio onde acontecerá o workshop os participantes poderão vivenciar a interface das linguagens da dança e da arquitetura;
- 8 (oito) apresentações da performance |entre|ladeiras abertas ao público, gratuitas, no Largo da Memória. (maio de 2015).
As ações de |entre|ladeiras buscam cercar a complexidade da dança inserida no espaço urbano. Pretendemos, ainda, causar a reflexão sobre as diversas camadas visíveis e invisíveis que constituem o espaço, como os fluxos e contingências dos movimentos do corpo, o gesto da criação e a memória, o duradouro e o efêmero, o afetivo e o objetivo.