Criado e idealizado em 2012 pela dançarina e arquiteta Carmen Morais – tem como co-fundadoras Lígia Rizzo e Thaís Ushirobira – artistas da dança.
O núcleo apresenta como eixo principal a pesquisa sobre ‘arte e espaço urbano’ e mais precisamente a questão da espacialidade em dança dentro de propostas site-specific/ in situ. Foi concebido com o intuito de viabilizar projetos em dança in-situ estabelecendo parcerias com artistas da dança e artistas de outras linguagens como por exemplo da arquitetura, da fotografia e do vídeo.
Formado principalmente por artistas profissionais independentes que apresentam em suas trajetórias um profundo interesse em pesquisar e criar ‘para’ e ‘com’ o espaço urbano. O núcleo apresenta assim, uma geometria variável, agrupando de duas a uma dezena de artistas segundo a especificidade de cada projeto.
Para o presente projeto De segunda a sexta-feira o núcleo se articula com os seguintes artistas colaboradores: Ana Terra (Dançarina-coreógrafa), Eduardo Duwe (Videomaker), Geandre Tomazoni (arquiteto e membro coletivo Bijari) e Luis Ushirobira (fotógrafo)