Projeto : |entre|ladeiras
ANA TERRA (colaboração artística)
Doutora em Educação (2010) e Mestre em Artes (1997) pela UNICAMP. Graduada em Ciências Sociais pela USP. Professora do Curso de Graduação em Dança do Instituto de Artes da UNICAMP. No momento, desenvolve pesquisa de pós-doutoramento, “Processos de criação e pedagogia da dança: configurações de um ideário relacional”, na ECA/USP. Tem experiência nas áreas da Educação e de Artes, com ênfase em Dança, principalmente nos seguintes temas: abordagens somáticas, processos de criação e pedagogia da dança. Como artista da dança atuou em trabalhos de criação coreográfica como intérprete-criadora, diretora e preparadora corporal; atualmente, concentra-se na colaboração artística de grupos e companhias de dança contemporânea, em especial, daqueles inseridos na vertente da dança em contexto ou site specific / in situ.
CIBELE GARDIN (figurino)
Arquiteta graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas no ano de 1994.Trabalhou no escritório de arquitetura Aflalo e Gasperini, em São Paulo, entre os anos1995 e 1998. Estudou Cenografia e Indumentária no Centro de Pesquisas Teatrais sob a coordenação de Antunes Filho no ano de 1998, integrando a equipe de direção de arte e figurinos da peça Fragmentos Troianos dirigida pelo mesmo. Entre os anos de 1999 e 2009 trabalhou como cenógrafa para filmes publicitários, longas metragens e montagens de exposições com os diretores de arte Carla Café, Vera Hamburger, Felipe Tassara e Daniela Thomas. Nos últimos anos vêm desenvolvendo pesquisas e figurinos que dialogam com temas relacionados à vestimenta, ao corpo e à cidade.
DIEGO LAJST (vídeo maker)
Nascido em São Paulo, graduou-se bacharel em Fotografia pelas universidades SENAC em dez/2004. Sua formação contou também com workshops de fotografia na cidade de São Paulo. Em 2007 lecionou fotografia na faculdade de Arquitetura e Urbanismo Escola da Cidade, em São Paulo, ao lado da fotógrafa gaúcha Avani Stein.
Desde 2002 trabalha com fotografia e em 2008 juntou-se ao coletivo Galeria Experiência, no qual desenvolveu inúmeros projetos artísticos e comerciais, não só com fotografia mas com vídeo também. No coletivo, dirigiu e produziu uma série de filmes para projetos sociais e institutos culturais, empresas e agências de publicidade. Junto ao coletivo ainda participou de exposições internacionais de fotografia, como o Photo Espanha e teve trabalho em vídeo exposto na mostra “Geração 00”, no SESC Belenzinho, em 2011.
Atualmente, tem sua própria produtora de vídeo, a OPACO (opaco.art.br).
GUSTAVO SOUZA (dispostivo sonoro)
Nascido em São Paulo, estudou flauta doce, violino, piano clássico e guitarra, antes de assumir a bateria, seu atual instrumento. Atua intensamente na cena musical de São Paulo, tendo como principais projetos as bandas Cérebro Eletrônico, DJ Tudo e sua gente de todo lugar e POIN (Pequena Orquestra Interativa). Acompanha artistas como Maria Alcina, Juliano Gauche, Laeticia Madsen, dentre outros, e atua como produtor musical.
JOHANNES FREIBERG (preparador corporal)
Professor de Educação Física – USP turma de 1983. Atleta e técnico das seleções Paulista e Brasileira de Karatê. Integrante do Grupo de Estudos da Biodiversidade Subjetiva com Regina Favre.Rolfista Avançado Estrutural e de Movimento.Terapeuta Cranio sacral e de Visceral Work.Preparação de atores para as peças – Um Homem Celebre dirigido porAndré Piza Teatro Ágora , As Pontes de Madson por Regina Galdino. Pesquisador de Subjetividade e Forma para o entendimento do corpo criativo,baseando-se em estudos de Glbert Simondon, Francisco Varela, Stanley Keleman, Ida Rolf e Regina Favre.
Projeto: Situ(Ações)
ANA TERRA ( leitora crítica e organizadora caderno de reflexões)
Doutora em Educação (2010) e Mestre em Artes (1997) pela UNICAMP. Graduada em Ciências Sociais pela USP. Professora do Curso de Graduação em Dança do Instituto de Artes da UNICAMP. No momento, desenvolve pesquisa de pós-doutoramento, “Processos de criação e pedagogia da dança: configurações de um ideário relacional”, na ECA/USP. Tem experiência nas áreas da Educação e de Artes, com ênfase em Dança, principalmente nos seguintes temas: abordagens somáticas, processos de criação e pedagogia da dança. Como artista da dança atuou em trabalhos de criação coreográfica como intérprete-criadora, diretora e preparadora corporal; atualmente, concentra-se na colaboração artística de grupos e companhias de dança contemporânea, em especial, daqueles inseridos na vertente da dança em contexto ou site specific / in situ.
ANNE VOLVEY (autora – caderno de reflexões)
É geógrafa, especialista em artes plásticas contemporâneas. (Co)dirigiu alguns números de revistas (Spatialités de l’art, numéro thématique du T.I.G.R., 129-130, 2007), obras (Activité artistique et spatialité, Paris, L’Harmattan) e colóquios sobre a questão da espacialidade da arte contemporânea (Art et géographie, Université Lumière Lyon 2, fevereiro de 2013). Em especial, publicou “Le Terrain transitionnellement: une transdisciplinarité entre Géographie, Art et Psychnalyse”, in Y. Brailowski et H. Inglebert (ed.), 1970-2010 : Les Sciences de l’homme en débat, Nanterre, Presses Universitaires de Paris Ouest ; “Ouvrer d’art l’espace. Entretiens avec Till Roeskens et La Luna (artistes)”, in EchoGéo [Revista online], (rubrica “Sur le métier”) ; “ Spatialités du Land Art à travers l’œuvre de Christo et Jeanne-Claude”, Paris, L’Harmattan ; e, com M. HOUSSAY-HOLZSCHUCH (2007), “ La Rue comme palette. La Pietà sud-africaine, Soweto/Warwick, mai 2002, Ernest Pignos-Ernest”, T.I.G.R., 33 : 129-130. Obteve, em 2012, habilitação para dirigir as pesquisas intituladas Transitionnelles géographies : sur le terrain de la créativité artistique et scientifique. É professora do departamento de geografia da Université d’Artois e lá dirige o laboratório de geografia. Artigos disponíveis em: http://annevolvey.blogspot.fr/?zx=1b2b9b2b414cef15
CLAUDIA MÜLLER (autora – caderno de reflexões)
É artista-etc[1] com projetos desenvolvidos em dança, performance, vídeo e instalação. Investiga as poéticas e políticas do encontro, as margens dos espaços tradicionalmente destinados à arte, o binômio visibilidade-invisibilidade e as relações entre arte e cotidiano. Mestre em Artes pela UERJ (2012). Professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Dança, colaborando com a artista espanhola Cristina Blanco; do programa Abordajes Artísticos (2011), numa colaboração entre o Museo ARTIUM (Vitoria/Espanha) e Azala Espacio de Creación (Lasierra/Espanha) e do Lab Migraciones, idealizado por Artea e realizado no Matadero e Museo Reina Sofia (Madrid— 2011). Recebeu subsídios do Programa Rumos Itaú Cultural Dança 2006/2007 para a realização do vídeo Fora de Campo e, do mesmo programa, anos 2012/2014, como orientadora da artista Clarissa Sacchelli. Foi contemplada nos editais de Montagem 2008 e 2011 da Secretaria da Cultura do Estado do RJ e no FADA 2012 (Fundo de Apoio à Dança da Secretaria Municipal de Cultura do RJ).
Mais infos: www.claudiamuller.com
[1] Artista-etc, termo conceituado por Ricardo Basbaum, discute a natureza e a função do artista nos seus diversos papéis possíveis para além da produção de obras. Esta reflexão é apresentada no texto I love etc.-artists disponível em <http://www.e-flux.com/projects/next_doc/ricardo_basbaum.html>
JULIE PERRIN (autora – caderno de reflexões)
É professora-pesquisadora do departamento de dança da universidade Paris 8 Saint-Denis. Suas pesquisas se concentram na dança contemporânea a partir de 1950 nos Estados Unidos e na França, em particular na espacialidade em dança. Trabalha atualmente com a dança situacional.
É membro do comitê científico editorial da revista da associação dos pesquisadores em dança: Recherches em danse, publicada em revue.org. É autora de: Projet de la matière – Odile Duboc: Mémoire(s) d’une œuvre chorégraphique (Centre national de la danse / Les presses du réel, 2012). Coordenou, com Emmanuelle Huynh e Denise Luccioni, Histoire(s) et lectures : Trisha Brown / Emmanuelle Huynh (Les presses du réel, 2012) e com Françoise Michel, Odile Duboc. Les mots de la matière. Écrits de la chorégraphie (Les Solitaires intempestifs, 2012). Artigos disponíveis em : www.danse.univ-paris8.fr
LAURENT PICHAUD (autor- caderno de reflexões)
É, até a presente data, o autor de mais de uma dezena de peças, apresentadas na França e na Europa. Vindo da área coreográfica, há alguns anos o problema do lugar de apresentação tornou-se uma constante em sua trajetória – cada projeto está associado a um contexto específico, um lugar em si mesmo que pode ser suficiente para definir o tema de uma peça. Que se trate de lugares de vida “real” ou de espaços singulares planejados, até mesmo de um teatro, é sempre a globalidade de um espaço visual que participa da escrita. Este o leva a reconsiderar os modos de se dirigir ao espectador procurando encontrar uma igualdade de presença entre performer e espectador. 2001: lande part, solo para fora de teatros; 2003: fer terre, imagem de um lugar – duo; 2005: référentiel bondissant, peça para academia e arquibancadas; 2010: mon nom, um lugar para monumento aos mortos; 2012: domaine nomade.
NATALIA MALLO (autora – caderno de reflexões)
Formou-se em música pelo Conservatório Nacional de Bellas Artes, em Buenos Aires e cursou Ciências da Comunicação na UBA (Universidad de Buenos Aires). No Brasil, realizou diversos cursos nas áreas de composição, harmonia, canto, dança, atuação, instrumentos e engenharia de som.
É compositora, performer, produtora musical, empreendedora cultural e curadora independente. Em vinte anos de carreira na música produziu e lançou inúmeros discos com os quais tem se apresentado em turnês no Brasil, Estados Unidos, Europa e Japão. Simultaneamente participa em projetos de teatro e dança, compondo e executando trilhas sonoras originais gravadas e ao-vivo. Dirige e atua na companhia de dança teatro LA PUERTA. Também realiza trilhas sonoras para teatro, cinema, exposições, instalações, animação e desenho animado.
Atualmente é também pesquisadora de práticas curatoriais e curadora do projeto site-specific Dança no MIS, no Museu da Imagem e do Som – SP, e da rede Mi Casa Su Casa de eventos de arte e gastronomia em espaços não convencionais.
Mais infos: www.nataliamallo.com
LUIZA MEIRA (tradutora francês /português)
É dançarina e tradutora. Graduada em Letras pela UNESP (2010). Atualmente cursa o segundo semestre de Especialização na Técnica Klauss Vianna pela PUC-SP. Iniciou seu precurso em dança em 2007 e desde então frequenta cursos e workshops com artistas de diferentes áreas das artes da cena. Entre 2011-2012, realizou intercâmbio em Dança pela Université Lille 3/França. Nesse período, integrou dois projetos: um espetáculo-conferência, Oui – une conférence sur l’existence, e um projeto de vídeo-dança INcertitude, concepção de Scheherazade Szambrano. Em 2012, foi co-realizadora da oficina Transposição corporal do espaço social, com Claire Buisson/França. No mesmo ano, integrou o núcleo de pesquisa Abrigos Poéticos, sob orientação da Profa. Dra. Ana Terra. Em 2013 idealizou, com Renata Franco, o projeto InstalAÇÕES HUMANAS, sediado no Condomínio Cultural Mundo Novo-Pompéia/SP. Entre 2013 e 2014 foi artista participante da 4ª edição da Oficina Exercícios Compartilhados, sob orientação de Adriana Grechi. Nesta oficina, iniciou a pesquisa do solo Estudo sobre inquietudes, apresentado em mostra na Galeria Olido. Como desdobramento desse processo investigativo, apresentou Outros Ensaios na 1ª Mostra Outra Coisa – Casa do Cactus/SP.
SOLANGE ARGON (editora de texto)
É artista da dança, psicóloga e editora de textos. Desenvolve pesquisas de movimento e trabalhos coreográficos em parceria com profissionais das áreas de Dança, Teatro, Música e Fotografia.
Há 10 anos, edita publicações textuais na área de Dança, sobretudo acadêmicas. Em 2014, editou o livreto “Mapas para dançar em muitos lugares” (Editora Patuá), do Grupo Lagartixa na Janela.
É preparadora de textos das disciplinas de Arte e Literatura do Sistema de Ensino da Editora FTD.
Pós-graduada em linguagens artísticas pela USP, é arte-educadora e tem como principal eixo de pesquisa e ação o desenvolvimento da identidade do adolescente e a construção de seu processo de cidadania.
Projeto: ]entre[aberto
ANA TERRA (colaboração artística)
Doutora em Educação (2010) e Mestre em Artes (1997) pela UNICAMP. Graduada em Ciências Sociais pela USP. Professora do Curso de Graduação em Dança do Instituto de Artes da UNICAMP. No momento, desenvolve pesquisa de pós-doutoramento, “Processos de criação e pedagogia da dança: configurações de um ideário relacional”, na ECA/USP. Tem experiência nas áreas da Educação e de Artes, com ênfase em Dança, principalmente nos seguintes temas: abordagens somáticas, processos de criação e pedagogia da dança. Como artista da dança atuou em trabalhos de criação coreográfica como intérprete-criadora, diretora e preparadora corporal; atualmente, concentra-se na colaboração artística de grupos e companhias de dança contemporânea, em especial, daqueles inseridos na vertente da dança em contexto ou site specific / in situ.
ILANA ELKIS (bailarina performer/preparação corporal – Pilates)
Fez bacharelado e licenciatura no curso de Dança e Movimento da Anhembi Morumbi, estudou dança contemporânea no Tanzquartier Wien, recebeu bolsa de estudos para o Festival Internationales Sommerlarbor em Frankfurt e se formou em 2012 como instrutora de Pilates no CGPA Pilates®. Em 2011 foi contemplada pelo edital Novos Coreógrafos- Novas Criações: Site Specific do Centro Cultural São Paulo, com a co-criação de Plongée, e trabalhou como bailarina no elenco do filme “Brincante”. Atualmente é intérprete-criadora do grupo Silenciosas + G´taime e artista parceira do Núcleo Cinematográfico de Dança e do Núcleo
ALEX RATTON (preparação corporal)
Intérprete criador da Cia Nova Dança 4 desde 1998 sob a direção de Cristiane Paoli Quito. A Cia se utiliza da improvisação em cena e usa princípios do Contato, da Dança/Teatro, do Palhaço e métodos de consciência corporal para a criação de seus espetáculos. Desde 2006 também dirige a cia de dança contemporânea e música Damas em Trânsito e os Bucaneiros. Também é professor na Sala Crisantempo e no Estúdio 8 Nova Dança e preparador corporal de diversos grupos de teatro e de dança de SP e da Escola SP de teatro.
CIBELE GARDIN (figurino)
Arquiteta graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas no ano de 1994.Trabalhou no escritório de arquitetura Aflalo e Gasperini, em São Paulo, entre os anos1995 e 1998. Estudou Cenografia e Indumentária no Centro de Pesquisas Teatrais sob a coordenação de Antunes Filho no ano de 1998, integrando a equipe de direção de arte e figurinos da peça Fragmentos Troianos dirigida pelo mesmo. Entre os anos de 1999 e 2009 trabalhou como cenógrafa para filmes publicitários, longas metragens e montagens de exposições com os diretores de arte Carla Café, Vera Hamburger, Felipe Tassara e Daniela Thomas. Nos últimos anos vêm desenvolvendo pesquisas e figurinos que dialogam com temas relacionados à vestimenta, ao corpo e à cidade.
MARINA MATHEUS (bailarina performer)
É formada Bacharel e Licenciada pelo curso de Graduação em Dança da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Bailarina na companhia J.Gar.Cia Dança Contemporânea, de Jorge Garcia. Integrou de 2009 a 2013 o Mais Um grupo de dança
Contemplada pelo Edital 2014 de Novas Criações: Site Specific do CCSP com o projeto “Todos contra um” e pelo Edital 2013 de Novos Coreógrafos – Novas Criações: Site Specific, com o projeto “Posição de Risco”. Participou da mostra “Primeiro Passo” do SESC Pompéia, com “1° estudo sobre composição: Anagrama”.
Estagiou na Cia Mariana Muniz de Dança e Teatro; Intérprete-criadora na Oficina-Montagem República Cênica- FICC 2008-2009, com direção de Ana Carolina Mundim e Fernando Aleixo. Em 2008, contribuiu para a criação e atuou no espetáculo “Salão de Beleza”, produzido pelo Instituto de Artes da Unicamp, em parceria com o artista residente Arrigo Barnabé.
Ministrou em Campinas aulas da técnica Klauss Vianna em um espaço dirigido por Jussara Miller.
LUIS USHIROBIRA (fotografia)
É fotógrafo, formado em jornalismo pela PUC-SP (1999), especializado em fotojornalismo pelo SENAC-SP (2000), pós-graduado em fotografia de moda pelo IDEP de Barcelona (2010). Desde 2000 fotografa profissionalmente fazendo retratos, reportagens fotográficas, ensaios e editoriais para editoras, agências de comunicação e publicidade, projetos culturais e produtoras de vídeo. Colabora com o Teatro Oficina Uzyna Uzona desde 2000. Parceiro do Núcleo Aqui Mesmo desde julho 2012.
Projeto: É só fachada
Juliana Gennari
Bacharel no curso de dança pela Faculdade Paulista de Artes (2007), especialização em Pilates:Nova Postura pelo Estúdio Neuza Araújo (2008) e fotografia na Panamericana Escola de Arte e Design (2012). Atualmente, dedica-se como artista parceira do Núcleo Cinematográfico de Dança, preparadora corporal e idealizadora do La Borba – ensaio sensorial fotográfico.
Talita Alcalá Vinagre
Bailarina e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP. Ao longo de 2009 desenvolveu o solo “Triz”, apresentado no Pátio do Museu da Cultura – PUC-SP. Como intérprete-criadora desenvolveu pesquisa em dança contemporânea durante 6 anos junto a coreógrafa Beth Bastos. Dançou no espetáculo “Pequenos Humores”, estreado em março de 2011 no SESC Pinheiros. Em 2012, produziu e coreografou o videodança “La vie est Rose?” junto aos vídeoartistas Fernando Tulio e Nana Maiolini. Atualmente é professora de dança contemporânea e balé para crianças e adolescentes no Espaço Cultural Ulabiná, na Granja Vianna (SP) e desenvolve pesquisa junto a Outro/Outra Cia. de Dança sobre a linguagem da dança contemporânea em lugares abertos, tais como praças e parques públicos.
Projeto: De segunda a sexta-feira
ANA TERRA (colaboração artística)
Socióloga formada pela FFLCH – USP, Mestre em Artes pelo IA – UNICAMP, e Doutora pela Faculdade de Educação da UNICAMP.
Atuando como dançarina-coreógrafa desde 1987, desenvolveu trabalhos de criação coreográfica, preparação corporal e direção cênica. Atualmente, dedica-se artisticamente ao desenvolvimento de cursos e oficinas do projeto “Por que Lygia Clark?” (tema de seu doutoramento), com estudantes e profissionais em dança, além de colaborar com grupos e companhias quanto à orientação de pesquisa em dança.
EDUARDO DUWE (Vídeo-dança)
Fotógrafo, cinegrafista e vídeomaker. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, viveu na Alemanha de 1992 a 2003, onde trabalhou para as emissoras ARD, ZDF, N3, a emissora franco-alemã Arte, a emissora austríaca ORF, a emissora suiça SWR colaborando em diversos documentários com temas políticos, sociais e culturais.
LUIS USHIROBIRA (fotografia)
É fotógrafo, formado em jornalismo pela PUC-SP (1999), especializado em fotojornalismo pelo SENAC-SP (2000), pós-graduado em fotografia de moda pelo IDEP de Barcelona (2010). Desde 2000 fotografa profissionalmente fazendo retratos, reportagens fotográficas, ensaios e editoriais para editoras, agências de comunicação e publicidade, projetos culturais e produtoras de vídeo. Colabora com o Teatro Oficina Uzyna Uzona desde 2000. Parceiro do Núcleo Aqui Mesmo desde julho 2012.
CARLOS PEDREANEZ (Ateliê in-situ)
Radicado na cidade de São Paulo, o venezuelano, nascido em Maracaibo, atualmente é um dos sócios-criadores do Coletivo de Arte La Tintota, responsável pelas instalações de arte e cenários multimídia, além de produções audiovisuais como vídeo-intalações, vídeoclipes, VJs e conteúdos áudio visuais para Shows e eventos. Chegou ao Brasil pelas mãos da artista plástica Maria Bonomi, com quem trabalhou como artista adjunto de 2003 ate 2008. É formado expressão plástica e pedagógica na Fundación Instituto de Expresión y Creatividad, FIDEC e outra área de atuação é a cenografia.